sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

História do Jiu-Jitsu




Origem
Existem várias versões sobre onde nasceu o Jiu-Jitsu,  porém a maioria dos grandes historiadores atribuem como local de origem a Índia, berço das religiões e de cultura inigualável. Estes historiadores defendem que seus criadores foram os Monges budistas, pois possuiam grande saber e perfeito conhecimento do corpo humano, além disso precisavam se defender sem o uso de armas (prática contrária ao regime Budista), dentro desta atmosfera mágica foram capazes de criar uma das mais perfeitas e completas formas de defesa pessoal de todas as épocas, o JIU-JITSU.

jiu-jitsu ou jiu-jítsu, também conhecido pelas grafias jujutsu ou ju-jitsu (em japonês 柔術, transl. , "suavidade", "brandura", e jutsu, "arte", "técnica"  (jiu jitsu é a denominação da arte e jiu "jutsu" é a denominação da arte de suave) era uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os samurais (bushi) usavam armaduras.
No Japão, o termo judô foi usado para se diferenciar do antigo ju-jitsu, quando Jigoro Kano desenvolveu um método pedagógico reunindo as técnicas do ju-jitsu. Os ideogramas Kanji japoneses de Ju jitsu, podem receber diferentes pronúncias. O ideograma "jiu" de jiu-jitsu (柔術) e "ju" de judô (柔道), são na verdade o mesmo.
Basicamente no Jiu-Jitsu usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação.
FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog